segunda-feira, 1 de junho de 2009

Evoluções e Combinatória III

4.Amina e carboxila

Primeiramente, vamos esclarecer que as terminações moleculares, como também podemos chamar de radicais, amino (ou amina) e carboxila (ou ácido carboxílico, embora com algumas ressalvas) gozam de uma propriedade interessante: estes radicais se ligam, amino com carboxila, e formam moléculas maiores, ou em termos mais técnicos, a partir do que chamamos de monômeros, formam polímeros, de moléculas pequenas, compõe moléculas maiores, em cadeias destas menores.

Esta composição de moléculas pequenas em maiores tanto forma as proteínas que nos estruturam, desde uma bactéria até uma baleia azul, como são aproveitadas em alguns de nossos mais resistentes polímeros, como o nylon, que por este mesmo motivo são também chamados de poliamidas.

Como exemplos simples de aminoácidos, apresentamos:

Um quadro dos aminoácidos das atuais formas de vida:

http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/imagens/TABELA_AA.GIF

Como exemplo de um trecho de polimerização de aminoácidos, mostramos:

Agora apresentemos a estrutura dos componentes mais usuais do nylon, e vejamos a similaridade:


Agora, como se dá a polimerização do nylon, pelo mais simples método imaginável e prático?

Dissolve-se a hexametilendiamina em água, e o ácido adípico em um hidrocarboneto, como a benzina (não confundir, neste caso, como o benzeno). Na interface destas duas soluções imiscíveis, começa a se formar o nylon.

Mas ao contráro destes, os aminoácidos são relativamente solúveis (e alguns bastante) em água, e portanto, a partir de mares saturados de aminoácidos, com o pH adequado, polimerizariam-se proteínas, obrigatoriamente.

Retornando, exemplificando de outra forma, uma proteína pode ser apresentada como sendo:

...-R-CO-NH-R'-CO-NH-R''-CO-NH-R'''-CO-NH-R''''-CO-NH-...

Enquanto o nylon pode ser representado como:

...-R-CO-NH-R'-NH -CO-R''-CO-NH-R'''-NH-CO-R''''-CO-NH-...

Nota-se aqui, que as moléculas são similares, havendo apenas uma rotação em determinadas posições dos radicais, exatamente porque uma é fruto da polimerização de aminoácidos, enquanto a outra de diácidos carboxílicos e diaminas.

Isto explica exatamente o porque surgiram bactérias capazes de digerir o nylon. Só tiveram de sofrer uma pequena adaptação em seu metabolismo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Nylon-eating_bacteria

Mas as proteínas podem chegar a ter gigantescas estruturas moleculares, como as representações abaixo (acima de uma determinada complexidade, e tal é característico da bioquímica das proteínas e outras moléculaa da vida, tal como o RNA e o DNA, não se representam os átomos individualmente, por simples economia).


Assim, podemos concluir que o que eram poliminós de carbono de números de um dígito passaram rapidamente à maiores poliminós, e que agora este poliminós, diremos de tamanho médio, passaram à cadeias, ou ainda maiores poliminós.

Adiante, surgem novos tijolos para a construção da vida, as bases nitrogenadas...

Nenhum comentário: